terça-feira, 8 de maio de 2012

Administrando a empresa em rede

O conceito de  rede de computadores consiste em uma interligação de dois ou mais computadores, além de outros dispositivos entre si, a fim de poderem compartilhar recursos lógicos (Software) e físicos (Hardware), como por exemplo dados, impressoras, mensagens (e-mails), entre outros.
                             
Algumas vantagens das redes:
Permitir acesso simultâneo a programas e dados importantes;
Permitir às pessoas compartilhar dispositivos periféricos;
Facilitar o processo de realização de cópias de segurança; e
Agilizar as comunicações pessoais com o correio eletrônico.

Algumas das classificações de rede:
  • Quanto à extensão geográfica:
Redes locais (LAN) podem ser definidas como uma rede de computadores de qualquer variedade, localizados relativamente perto um do outro e conectados por uma ligação com ou sem fio. Uma rede local pode consistir em apenas dois ou três computadores conectados entre si para compartilhar recursos, ou pode incluir várias centenas de computadores. Qualquer rede que exista dentro de um único prédio, ou mesmo em um grupo de prédios próximos, é considerada uma rede local. 
Rede de Área Metropolitana, também conhecida como MAN, é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.
A WAN, rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, como por exemplo em dois países.
  • Quanto à arquitetura de Rede:
A Ethernet pode ser definida como uma tecnologia de interconexão para redes locais(LAN) e esta baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.
Vantagens da Ethernet:
  1. Enorme popularidade da tecnologia;
  2. Baixo custo de implementação, treinamento e manutenção;
  3. Alta velocidade e alta performance;
  4. Atualização tecnológica constante;
  5. Facilidade de interconectividade e acesso remoto; e
  6. Capacidade de alavancar tecnologia comercialmente barata.
Algumas das Topologias de rede:
  1. A Rede em anel, consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores;
  2. A Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento; e
  3. A Rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.
Alguns Hardware de rede:
  1. Hub ou concentrador é um dispositivo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática.
  2. Comutador ou switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar módulos entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os hubs e a principal diferença entre um comutador e um concentrador, é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre os pacotes de segmentos diferentes diferentemente a dos concentradores, a qual as portas partilham o mesmo domínio de colisão.
  3. Roteadores são dispositivos que operam na camada três do modelo OSI de referência, sendo que a principal característica desse equipamento é selecionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos, ou seja, escolhe o melhor caminho disponível na rede para um determinado destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário