Logo que adota o comércio eletrônico como meio de vender seus produtos, toda companhia se torna uma empresa de mídia. O valor de um site é determinado pelo número de acessos e de páginas visitadas.
Empresas não precisam mais ser gigantes para competir no mercado global, uma vez que, com uma loja virtual eficaz, é possível vender para o mundo todo e funcionar 24 horas por dia.
O giro de produtos e serviços é incomparavelmente mais veloz que no comércio tradicional por causa do maior poder aquisitivo do público.
Mas cuidado. Não basta apenas vender. É preciso entregar os produtos aos clientes, dentro do prazo e com a qualidade requerida.
Tipos de Comércio Eletrônico
- Business to Business (B2B): comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais, ou seja de empresa para empresa;
- Business-to-consumer ou business-to-customer (B2C): é o comércio entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, semobjetivo comercial;
- Consumer to Consumer(C2C): comércio eletrônico entre usuários particulares da Internet. A comercialização de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final, sem intermediários;
- Government to consumers (G2C): comercio entre governos ,estadual, federal ou municipal e consumidores, por exemplo, o pagamento de impostos, multas e tarifas públicas; e
- Government to Business(G2B): negócios entre governo e empresas, por exemplo: as compras pelo Estado através da internet por meio de licitações, tomada de preços, etc.
Modalidades de produtos
- Físico
- Digital
Qualquer coisa que possa ser enviada diretamente ao consumidor via internet ou outra rede. Exemplo: Software, vídeo, música, notícias, documentos, apostilas, treinamentos...
Características gerais de um comércio eletrônico
- Quebrar barreiras geográficas na comercialização de seu produto/serviço. Alcance global;
- Apresentar informações sobre os produtos online;
- Disponibilidade de serviço a clientes 24/7/30/36;
- Efetuar transações de compra e venda via web;
- Usuário final poder adicionar itens ao carrinho de compra;
- Aviso via email sobre alguma venda ou pedido; e
- Oportunidade real de gerar renda direta com o website.
Benefícios para os consumidores
- Conveniência, comodidade em comprar de sua casa;
- Fácil comparação de preços e vantagens dos produtos;
- Grande oferta de bens e serviços;
- Uso das ofertas online para negociar no mundo real;
- Entrega rápida, especialmente para produtos digitais; e
- Facilidade em compartilhar informações com outros consumidores.
Benefícios para as empresas
- Redução de custos operacionais;
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Gestão de dados mais eficiente;
- Potencial aumento de vendas;
- Aumento dos modelos de negócios;
- Trabalhar com estoque do fornecedor;
- Possibilidade de ação para empresas que atuam em nichos de mercado;
- Relação direta com consumidores;
- Monitoramento de preferências do consumidor; e
- Aumento da possibilidade de prestação de serviço online.
Riscos do comércio eletrônico
- Receio do consumidor em comprar online;
- Questões de segurança da informação;
- Transações fraudulentas;
- Questões de privacidade;
- Compras baseadas apenas em fotos sem manusear o produto;
- Aumento da competição; e
- Possível dificuldade com devolução.
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