terça-feira, 8 de maio de 2012

Comércio Eletrônico para a empresa

Comércio eletrônico é a automação das transações comerciais por meio das tecnologias de informática e telecomunicações. A parcela mais visível do comércio eletrônico constitui-se do universo de "lojas virtuais" disponíveis na internet. 
Logo que adota o comércio eletrônico como meio de vender seus produtos, toda companhia se torna uma empresa de mídia. O valor de um site é determinado pelo número de acessos e de páginas visitadas.
Empresas não precisam mais ser gigantes para competir no mercado global, uma vez que, com uma loja virtual eficaz, é possível vender para o mundo todo e funcionar 24 horas por dia.
O giro de produtos e serviços é incomparavelmente mais veloz que no comércio tradicional por causa do maior poder aquisitivo do público.
Mas cuidado. Não basta apenas vender. É preciso entregar os produtos aos clientes, dentro do prazo e com a qualidade requerida.

Tipos de Comércio Eletrônico
  1. Business to Business (B2B): comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais, ou seja de empresa para empresa;
  2. Business-to-consumer ou business-to-customer (B2C): é o comércio  entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, semobjetivo comercial;
  3. Consumer to Consumer(C2C): comércio eletrônico  entre usuários particulares da Internet. A comercialização de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final, sem intermediários;
  4. Government to consumers (G2C): comercio  entre governos ,estadual, federal ou municipal e consumidores, por exemplo, o pagamento de impostos, multas e tarifas públicas; e
  5. Government to Business(G2B): negócios  entre governo e empresas, por exemplo: as compras pelo Estado através da internet por meio de  licitações, tomada de preços, etc.
Modalidades de produtos
  • Físico
Qualquer coisas que exija o envio da mercadoria através de um processo logístico. Exemplo: Cds, livros, brinquedos, equipamentos eletrônicos...
  • Digital
Qualquer coisa que possa ser enviada diretamente ao consumidor via internet ou outra rede. Exemplo: Software, vídeo, música, notícias, documentos, apostilas, treinamentos...

Características gerais de um comércio eletrônico
  • Quebrar barreiras geográficas na comercialização de seu produto/serviço. Alcance global;
  • Apresentar informações sobre os produtos online;
  • Disponibilidade de serviço a clientes 24/7/30/36;
  • Efetuar transações de compra e venda via web;
  • Usuário final poder adicionar itens ao carrinho de compra;
  • Aviso via email sobre alguma venda ou pedido; e
  • Oportunidade real de gerar renda direta com o website.
Benefícios para os consumidores
  • Conveniência, comodidade em comprar de sua casa;
  • Fácil comparação de preços e vantagens dos produtos;
  • Grande oferta de bens e serviços;
  • Uso das ofertas online para negociar no mundo real;
  • Entrega rápida, especialmente para produtos digitais; e
  • Facilidade em compartilhar informações com outros consumidores.
Benefícios para as empresas
  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Gestão de dados mais eficiente;
  • Potencial aumento de vendas;
  • Aumento dos modelos de negócios;
  • Trabalhar com estoque do fornecedor;
  • Possibilidade de ação para empresas que atuam em nichos de mercado;
  • Relação direta com consumidores;
  • Monitoramento de preferências do consumidor; e
  • Aumento da possibilidade de prestação de serviço online.
Riscos do comércio eletrônico
  • Receio do consumidor em comprar online;
  • Questões de segurança da informação;
  • Transações fraudulentas;
  • Questões de privacidade;
  • Compras baseadas apenas em fotos sem manusear o produto;
  • Aumento da competição; e
  • Possível dificuldade com devolução.

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